quarta-feira, 26 de março de 2008

Seria o pai do Nemo fêmea?




O peixe palhaço ou anfitrião, espécie a qual o Nemo e a sua família pertencem, possuem a capacidade de mudar de sexo quando há necessidade. Isso se faz necessário por três motivos: perpetuação espécie, quando não há nenhuma fêmea por perto, ou, ainda, quando o ambiente exige.

No caso do filme Procurando Nemo, essa mudança ocorreria com o Marlin (pai do Nemo) após o ataque de uma barracuda ao ninho cheio de ovos depositados dentro de uma anêmona. Na ocasião, a mãe morre e, dos milhares de ovos, apenas um se salva: o Nemo. Marlin vê-se, então, obrigado a cuidar único filho sobrevivente. Assim sendo, provavelmente, ele deveria ter se transformado em fêmea para dar assistência ao peixinho.

A mudança de sexo do peixe palhaço acontece uma vez que ele é um animal hermafrodita protândrico (quando os órgãos sexuais masculinos se desenvolvem inteiramente antes dos femininos). Todos os exemplares da espécie nascem machos e, de acordo com a necessidade, mudam de sexo através de uma transformação hormonal. Quando, por exemplo, não há nenhuma outra fêmea no cardume, o macho mais forte muda de sexo de modo a poder dar cria e zelar por elas.

Curiosidade: Os peixes palhaço vivem sempre próximos às anêmonas-do-mar numa relação de simbiose. Para se esconderem dos perigos do oceano, refugiam-se entre seus tentáculos e chegam até a roubar alimento da hospedeira. Por outro lado, os “nemos” são responsáveis por atrair alimento para o alcance de sua protetora. Embora as anêmonas possuam tentáculos venenosos, esses peixes não sofrem com o efeito urticante dos ferrões. O porquê da proeza ainda é desconhecido.


Nathália do Lago

terça-feira, 25 de março de 2008

Museu expõe lula gigante pela 1ª vez

Esta semana o site do Terra noticiou algo muito interessante.O museu parisiense expôe ,pela primeira vez, uma lula gigante. As lulas gigantes fêmeas medem até 13 m, e os machos, 10 m. As lulas forma pescadas em janeiro de 2007 na Nova Zelândia e dado ao Museu de História Natural da de Paris
Cintia Ferreira

sábado, 22 de março de 2008

Tartaruga -marinha tem papiloma???


As tartarugas nos últimos anos sofrem com o papiloma. O que seria papiloma? É um tipo de tumor benigno. O papilomavírus está classificado atualmente na família Papillomaviridae com 17 gêneros incluindo diferentes espécies com os tipos virais descritos. Essa doença tem histórico humano, porém em animal está relacionado à evolução filogenética viral, potencial oncogênico e similaridade genética interespécies.Muito se argumenta sobre o papiloma relacionado a tartarugas-marinhas e existe pouco estudo sobre esse tema.. Mas o que se sabe sobre o papiloma, além do mencionado, é que ele pode ser provocado pela ingestão de sacos plásticos jogados no mar. Essa doença causa lesões cutâneas na pele do animal, são projeções de papilas ou verrugas.
Cintia Ferreira

terça-feira, 11 de março de 2008

Apresentação

Temos o intuito de informar, entreter e conscientizar a respeito do ambiente marinho. Mostraremos que além de água e areia, o ecossistema marinho é imensamente rico e misterioso.
Informaremos sobre assuntos relacionados a esse tema, porém pouco divulgados.