quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ela não é tão má assim

Embora tenha fama de baleia assassina, a orca não merece demoninação tão pejorativa. No entanto, o mamífero, que vive em grandes grupos e caça com enorme eficiência, não teve como escapar do apelido não muito carinhoso.

Parte dessa fama se deve ao fato da mamãe orca não matar complemente suas presas e levá-las, ainda agonizando, para os filhotes. Isso acontece porque os mais novos têm que aprender a caçar, porém, não têm habilidade para executar a tarefa sozinhos.

Além disso, essas baleias ainda têm a característica de arremessar suas caças para o alto e acertá-las com a cauda no ar. A atitude é um mecanismo para soltar o couro da carne e facilitar a ingestão do alimento.


Viu só? Elas não são tão malvadas como dizem, não é mesmo?!


Mas, calma! Eu demeti as baleias do cargo de madrasta-má, mas não as promevi ao cargo de princesa da história. Elas não são inofensivas; assim como os demais animais, usam suas habilidades para se defender de possíveis ataques. A baleia em questão é maior mebro da família dos golfinhos e está no topo da cadeia alimentar oceânica.



Ficha-técnica da nossa gigante amiguinha:


Nome científico: Orcinus orca.
Classe: mamíferos.
Ordem: cetácios.
Dieta: peixes, lulas, tubarões, pingüins, gaivotas, tartarugas e baleias. (bem eclética ela, não?)
Lar: todos os oceanos e quase todos os mares. Prefere águas frias.
Organização: agrupamento matriarcal. É possível encontrar de quatro a cinco gerações de baleias num mesmo grupo.
Medidas: o macho, em média, mede 9,5m e pesa 8 toneladas. Já a fêmea, mede por volta de 8,5m e pesa 5 toneladas. Um filhote tem 2,40m e pesa em torno de 180 quilos.
Expectativa de vida: macho - de 50 a 60 anos
fêmea - 90 anos
Gestação: de 11 a 12 meses. A orca dá à luz apenas um filhote por vez.


Nathália do Lago

terça-feira, 22 de abril de 2008

Pão de pescado?


Imagina seu pão francês sendo substituído por pão de pescado? Essa foi uma nova pesquisa que testou a fabricação de pães enriquecidos com proteína de pescado, a partir de filé de cabrinha (Prionotus punctatus), uma espécie de baixo valor comercial.

De acordo com Graciela Salete Centenaro, doutoranda na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), o objetivo do estudo foi aumentar a quantidade de proteína no pão, alimento presente na mesa de todos os brasileiros, mas pobre em proteínas.

A idéia inicial era desenvolver um produto de panificação diferenciado, com a intenção de melhorar seu valor nutricional. Na cidade gaúcha de Rio Grande existem várias indústrias pesqueiras que, devido ao baixo valor comercial, não aproveitam parte do pescado capturado. Decidimos aproveitar essa biomassa, rica em nutrientes, para adicionar em um produto de acesso a todos, como o pão.

Fonte: Agência FAPESP

terça-feira, 15 de abril de 2008

Peixes também se estressam. Dá para acreditar?

Enquanto tem gente que pega ônibus lotado, enfrenta um trânsito infernal para chegar ao trabalho e ainda tem o bônus de aturar chefe chato o dia todo resmungando na orelha, os peixes criados em aquário têm a cara-de-pau de "reclamar" de estresse. Chega a ser uma afronta!

Eles passam o dia inteiro nadando na maior mordomia, são alimentados pelos donos e ainda se divertem com os seres humanos que cismam em fazer biquinhos do lado de fora do vidro na tentativa (frustrada, diga-se de passagem) de imitá-los, têm a audácia de demonstrar sinais de cansaço da vida mansa.

Caso você tenha um aquário e se depare com algum morador nadando esquisito, com as nadadeiras avariadas, coloração meio desbotada e olhos de peixe-morto (o trocadinho foi inevitável), é bom tomar alguma providência, seu animalzinho apresenta sinais de estresse.

Mas calma, nem tudo está perdido. Solucionar o problema é simples. Basta proporcionar ao peixinho uma temperatura constante da água, boa oxigenação e limpeza. Lembre-se: você cria um peixe, não um porco. O aquário, nem de longe, deve lembrar um chiqueiro. Ah, e por favor, não misture espécies conflitantes. Nada pior do que viver confinado com o inimigo, não é mesmo?

Cuidado, também, para não super povoar seu aquário. O peixe gosta, e precisa, de espaço para nadar.

Mantenha sempre uma boa quantidade de água dentro do recipiente e procure colocá-lo num canto calmo da casa (ou qualquer outro lugar de sua preferência).
Nathália do Lago

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Por que a água do mar é tão salgada?

Lembra do famoso sal de cozinha? È mais ou menos por ai! Na verdade o que encontramos no mar é o cloreto de sódio( conhecido como sal de cozinha), porém essa substância não é a única que encontramos no mar.
Há também cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio entre outras de grande substâncias. O "sabor" que sentimos no mar é predominante do sódio.
O que devemos saber, acima de tudo, é que o sal do mar também vem das rochas e é carregado pelos rios e assim concentrando-se nos oceanos. Mas para entender como isso funciona é preciso saber algumas coisas:
- Cerca de 80% da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos.
- Com a ação dos ventos 70% da água que retorna à superfície em forma de chuva, cai sobre os oceanos.
- Quando percorrem os continentes as águas dos rios carregam íons de cloro e de sódio, assim os íons se soltam das rochas e se unem as substâncias químicas junto com a àgua dos rios, que vão até o mar.
- Por fim sabemos que o sal não evapora, então toda essa substâncias é carregada pelos rios do planeta e assim vão se acumulando nos mares.
Curiosidade: Quem nunca foi na praia e se perguntou por que essa água é mais salgada do que a outra? Uma das respostas seria a topologia da região e quantidade de água doce que está praia recebe, entre outras coisas.
Cintia Ferreira

terça-feira, 8 de abril de 2008

O fim da tremedeira

Sabe aqueles velhinhos que deixaram de fazer algumas de suas atividades favoritas por sofrerem com a Doença de Parkinson? Aqueles que, muitas vezes, tiveram que parar de pintar, bordar e fazer artesanato por não conseguirem mais coordenar totalmente os movimentos das mãos? Pois é, por incrível que pareça, a cura para essa doença degenerativa e que afeta o sistema neurológico central pode estar nos pepinos-do-mar.


O animal que é parente dos ouriços e das estrelas-do-mar, tem cerca de 20 cm, corpo mole como geléia e não é agressivo. Porém, vale aquele velho ditado: não mexa com quem está quieto. Não, ele não vai ter um surto psicótico e sair atirando espinhos envanenados para todos os lados. Sua reação é enrigecer o corpo como se estivesse envolto por uma armadura; quase um gladiador dos mares.
É exatamente esse o mecanismo que os pesquisadores reproduziram em laboratório. Criaram um pseudo-plástico que quando está seco é duro e quando molhado se torna mole e flexível. Em formato de agulhas, o novo material diminui resultado generativo da doença. O problema é que as agulhas podem perfurar as partes moles do cérebro do paciente.

O "plástico" pode ser usado, também, na cura de pessoas que sofreram algum tipo de acidente e perderam total ou parcialmente os movimentos.

E as qualidades do pepino-do-mar não param por aí. Ele ainda possui uma proteína capaz de acabar com a malária. O bichinho produz a lectina, proteína que impede que os parasitas da doença se desenvolvam no estômago dos insetos transmissores.

Um pouco mais sobre o nosso ilustre equinodermo: o pepino-do-mar não nada nem flutua; se locomove por um sistema de pressão da água. Tem aproximadamente 20 cm de corpo mole. Não é agressivo. Como não tem disponibilidade para fazer um curso qualquer de artes marciais para auto-defesa, quando ameaçado, reveste-se por uma camada grossa que o protege; como se fosse uma capa de couro. Sua dieta inclui invertebrados e peixes. Possue poder de regeneração (quando perde algum membro, seu corpo trata logo de repô-lo).

Duvido que você não tenha tentado fazer uma relação de um pepino-do-mar e um pepino("-da-terra") daqueles que a gente está acostumado a comer. Do alto da minha enorme ignorância, não consegui achar outra semelhança a não ser no formato e tamanho. Os benefícios da versão aquática já foram expostos, agora é a vez da outra vertente:
O pepino é uma ótima fonte de fibras e tem baixo teor calórico. Além disso, contém ( em pequena quantidade, mas contém) vitamina C e folato. Seu consumo vai desde cortadinho na salada até máscaras faciais.


De qual você gosta mais?


Nathália do Lago

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ekman que isso?

O espiral de Ekman é um efeito que acontece no mar formando camadas ou lâminas de massa d'água.


Imagine uma massa de água na superfície do mar, essa massa é chamada popularmente de marola. Embaixo da água forma um conjunto de camadas ou lâminas; a camada superior impulsionada pelo vento, carrega (empurra) as camadas inferiores. Em cada uma dessas camadas, a velocidade vai progressivamente diminuindo pelo atrito entre as moléculas da água e devido a outro fenômeno chamado coriolis, altera a direção da massa de água ( no hemisfério sul direciona-se para a esquerda, no hemisfério norte para a direita).Essa modificação em determinada velocidade pode alterar o sentido da “marola” na superfície do mar. Esse fenômeno impulsiona as camadas até que não tenha mais força, a importância dele é o fluxo da camada na superfície ficar perpendicular ao vento.

Cintia Ferreira








Soltura de tartaruga!!!!!!!!!!!!!!

Soltura de tartaruga realizada pelo aquário de Santos em 2003.