quarta-feira, 21 de maio de 2008

Meeting Vida Marinha

Aconteceu na última sexta-feira, em Santos, o Meeting Vida Marinha que é um ciclo de palestras para discutir a importância do desenvolvimento e preservação dos mares.


Na palestra chamada Surfrider, uma legião de protetores, Roberto Vámos, Diretor - Presidente da Surfrider Foundations Brasil, comentou sobre a história dessa ONG. A Surfrider começou na Califórnia em 1984, inicialmente fundada por um grupo de surfistas ativistas, agora a ONG tem representantes ao redor do mundo como EUA, Canadá, França, Chile, Portugal, Brasil entre outros. Chegou no Brasil em 1996 no Rio de Janeiro. Os objetivos da Surfrider são educar, conscientizar, ativismo e pesquisa. A ONG já barrou a construção de vários projetos imobiliários nas orlas das praias ao redor do mundo.

O diretor da surfrider no Brasil levantou dados alarmantes sobre os oceanos como na costa da flórida tem um maré vermelha permanente liberando toxínas no mar, 300km de zona morta no Rio Mississipi nos EUA, 18.000 pedaços de plásticos estão boando pelos oceanos, 10% dos plásticos do mundo acabam nos mares e desses plásticos,80% vem do interior, e 20% são jogados por banhista, navios e pescadores. Sobre a pesca ele citou que nos EUA por falta de peixes tradicionais, muitos pescadores estão pescando águas-vivas para vender na Chinae no Japão.

No final da palestra ele mencionou três palavras interessantes que todos nós devemos aplicar no dia-a-dia que são REDUZA, REUSE E RECICLE.

Cintia Ferreira

Um comentário:

Agatha Abreu disse...

A teoria dos 3 R's! :D
O mundo seria melhor se todos pensassem dessa forma.
(isso me lembra a professora de PHC :B uhauhahua)
Beeeeijo flooor! ;*