quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pulgas também gostam de praia

Não, não. Essa pulga nada tem a ver com aquela que faz o seu cãozinho se coçar todo, tadinho. Vamos falar da pulga-do-mar (ou da-areia).


Conhecida também como tatuíra, a pulga-do-mar (Emerita brasilinsis), podem ser encontradas nas praias do mundo todo. Com a pulga com a qual nós já estamos "familiarizados" tem apenas o fato de saltar. Remexer um pouco de areia já é o suficiente para vê-las, aos montes, pular. É encontrada, ainda, junto às entradas e água e de concentrações de algas do mar.


É um pequeno crustáceo da ordem os anfípodes ( que significa que o animal tem dois tipos diferentes de patas). Geralmente tem colocaração branca e mede por volta de 04 centímetros. Alimenta-se de detritos orgânicos e de pequenos animais mortos; é detritívoro.





As pulgas-do-mar vivem em grupos numerosos que ocupam cerca de 02 metros quadrados. Os grupos se estabalecem uns próximos aos outros e são provas vivas da baixa poluição e tranquilidade das praias. Os animais mais jovens ficam na camada superior da areia e os maiores nas faixas mais profundas.


Curiosidade: o tempo de vida das pulgas-do-mar é determinado pelo número de batimentos cardíacos. Em locais quentes, quando o coração bate mais, o crustáceo vive menos. Portanto, se pretende atingir a longevidade, é aconselhavel que abra mão das férias no Caribe.


Nathália do Lago

Um comentário:

Agatha Abreu disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
CARA, SEUS POSTS SÃO OS MELHORES
NATH! acho tão interessante! *-*
VC É TERRÍVEL! X)

NO férias no Caribe
YES qualidade de vida

:D HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA
beeeijo flooor! adooro ;*